Como decorar a tabuada?

Se você acessou essa página em busca de uma forma para ajudar uma criança a decorar a tabuada, pare tudo o que você estava fazendo e preste muita atenção, pois o que estou prestes a tratar aqui pode mudar os seus planos e te trazer resultados rápidos e sem sofrimento.

Decorar a tabuada faz sentido?

Toda criança, em uma determinada idade, precisa enfrentar a tarefa de aprender a tabuada. Nos colégios espalhados pelo Brasil, a forma mais comum é por meio da decoração e repetição. Então, quando a criança chega nessa etapa de decorar a tabuada, ela precisa guardar em sua cabeça uma lista interminável de fatores e resultados e muitas das vezes tem uma grande dificuldade nesse processo.

O grande problema desse formato é que nossa memória não funciona como gostaríamos, pois ela trabalha de forma seletiva e nexual, ou seja, não consegue guardar tantas informações a não ser que elas façam sentido/tenham nexo. Esse é justamente o maior problema enfrentado nas escolas, pois a tabuada decorada não carrega sentido algum, tornando-se algo extremamente difícil de se aprender.

Tenho certeza que se você parar para revisar a tabuada, vai perceber que não lembra mais de vários resultados. Mas pergunte a si mesmo se você não lembra as regras de um jogo de futebol…

Ninguém aprende decorando, para aprender é preciso sentido!

Esse é um problema sério que todos nós enfrentamos: nós teimamos em perceber que só aprendemos algo se nosso cérebro conseguir processar as informações de forma que tenha algum sentido. O sentido é uma importante chave para se aprender qualquer coisa em nossas vidas e com a tabuada não é diferente. Se não formamos uma ideia que faça sentido, nossa memória provisória, formada no lóbulo pré-frontal do nosso cérebro, nunca chegará a se tornar uma memória de longo-prazo armazenada no hipocampo.

Tentar ensinar ou aprender a tabuada por meio da decoração é perda de tempo!

A melhor forma para se aprender a tabuada é por meio de um método que passe para criança uma ideia completa e simples de como tudo funciona, assim a criança aos poucos conseguirá formar um sentido com tudo aquilo que está aprendendo e não precisará se preocupar em esquecer algum dos fatores.

Dá para aprender a tabuada de forma simples?

Claro que sim! O método Tabuada Fácil vem ajudando milhares de crianças nesses últimos 10 anos a aprender sem sofrimento. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o que é a Tabuada Fácil e colo ela funciona, basta clicar na imagem abaixo:

aprender tabuada